29.7.11

Alegria no trabalho

Quando era miúda e ouvia falar em freelancer, achava que era algum tipo de posição de jogador de basebol ou coisa que o valha. Os anos passaram, Andreia cresceu, o seu léxico também e, por oposição, a sapiência desportiva ficou lá no mesmo sítio, atirada para um piso -3 do seu complexo cérebro. Bom, adiante. 

No meu grupo de amigos, conheço apenas três que foram, ou são, trabalhadores independentes. Apenas uma o é "verdadeiramente". Poderia criar todo um post sobre os falsos recibos verdes desta vida mas, por agora, não vamos por aí. A questão é que sempre associei o trabalho independente a algo de solitário, sempre visualizei essa malta corajosa vestida num pijama, enfiadinha em casa todo o santo dia, a simular diálogos entre o garfo e a faca nos incontáveis almoços a solo... Felizmente, alguém nos States lembrou-se de criar o conceito de coworking, disponibilizando o aluguer de um posto de trabalho lado a lado, ou frente a frente, com outros camaradas freelancers
Além deste conceito disponibilizar companhia - mais que não seja para uma pessoa descansar a vista do PC, trocar umas ideias e tal e tal - e todas as funcionalidades essenciais (cafeína, água, internet, telefone, a bela da copa equipada, etc.), oferece algo de valor incalculável: sinergias, networking, esse bem tão necessário e incontornável nos nossos dias. O João é profissional de comunicação e relações públicas e o Pedro até faz coisas giras em web. O João tem um cliente e acha que ele devia apostar num novo site...mas o João só poderá garantir produção e edição de conteúdos. Ao almoço, na copa, dois dedos de conversa e o Pedro concorda em fazer o site e, em troca, o João negoceia uns trabalhos nos media, utilizando o interlocutor Pedro para falar da técnica xpto que usou no projecto w. Claro que este é só um exemplo e sinergias destas também se conseguem de pijama ou, porque não, de babydoll em casa, bastando "apenas" ter a sorte de ter um amigo com as skills procuradas ou uma boa base de dados para começar a contactar empresas que aceitem permutas. E, para isto, certamente, precisamos de (mais) tempo.
Existem já algumas opções de coworking em Lisboa, é certo, mas tenho que destacar aquela que foi a pioneira e aquela que conheço efectivamente: o CoworkLisboa, localizado em pleno pulmão criativo da capital, a LxFactory. Não estou a mentir se disser que a zona, toda ela, é rica em "copys" apelativos, "layers" que apetece desmontar e levar para casa, imagens "high resolution" de qualidade upa upa. Mas não vou falar dos criativos que para aqui andam que isso agora não interessa nada!
O CoworkLisboa é aquele sítio em que apetece estar: boas instalações, óptimo ambiente, luz natural, bela vista (calma lá que agora estou a falar do rio, ponte e prédios de Alcântara!) e uma panóplia de áreas de actividade personificadas por malta que pulsa criatividade e boa disposição. Ele há designers, programadores, tradutores, agentes de castings, promotores musicais, marketeers, guerrilheiros, estafetas de bicla and so on. Além de mesas, agrupadas em ilhas, existem também os micro-estúdios, pensados para pequenas empresas, e localizados numa sala à parte do grande open-space onde, diariamente, os vários coworkers fazem magia, essencialmente, em ambiente Mac. Anexa ao espaço, existe ainda a cafetaria Quarto com Vista, onde é possível comer refeições saudáveis e muito em conta. Em Agosto, há ainda sushi (do bom que eu já provei) garantido!
Abençoado o dia em que Fernando Mendes e Ana Dias pensaram em materializar o conceito de trabalho partilhado num espaço tão bem conseguido que, ainda por cima, está perfeitamente alinhado com o pensamento que, todos os dias, cumprimenta quem entra na fábrica de Alcântara.

 

 

publicado por ARA às 17:04
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De PaperLife a 1de Agosto de 2011 às 19:36
Parabéns pelo destaque :)
De ARA a 1de Agosto de 2011 às 21:57
Muito obrigada :)
De geriatriaaminhavida a 1de Agosto de 2011 às 21:50
Parabéns pelo destaque do sapo.
Foi através dele que aqui estou.
Boa semana
De ARA a 1de Agosto de 2011 às 21:58
Muito obrigada =)
De Sara a 1de Agosto de 2011 às 21:56
Parabéns pelo destaque! :)
De ARA a 1de Agosto de 2011 às 21:58
Muito obrigada =)
De Fernando a 1de Agosto de 2011 às 23:27
A melhor descrição e declaração de amor ao COWORKLISBOA. De sempre. Obrigado Andreia! :-******
De ARA a 3de Agosto de 2011 às 13:25
Não tem nada que agradecer! É sincero :) Boas férias!!!
De Aida Tayob a 22de Janeiro de 2012 às 18:04
Um Bem Haja muito grande ao Fernando e à Ana ,pela oportunidade dada a todos que dum modo ou doutro fazem parte deste universo .

Comentar post

Seguir no SAPO


ver perfil
seguir perfil

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

grande animação! ;)
Se foi essa tragédia toda por causa de uma venda n...
Hmm, eu pensei que não valia a pena por Billy ou B...
Nunca imaginei que um simples anúncio poderia prov...
Obrigada, mami! Graças a elas, há material para po...

Posts recentes

Deixe o amor entrar*

Do Barril

Das leis do Universo

A Guerra dos Tronos

A menina escreve?

Arquivo

Novembro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Janeiro 2013

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Mais comentados

subscrever feeds