15.8.11

O Mestre da Culinária

 

Tenho para mim que homem e cozinha casam tão bem como azeite e vinagre ou pão e manteiga. Desde os tempos dos fascículos de culinária coleccionáveis da mãe, com o saudoso Mestre Silva, dos doces sem açúcar de um Manuel Luís Goucha masculino e de bigode farfalhudo (aparentemente amancebado com Teresinha Guilherme), desde as manhãs da SIC com o Carlos Capote e as não menos rechonchudas da RTP, com Michel, que eu cá gosto de ver um homem na cozinha. Não é pela bata nem pelo avental. Não é pelo chapéu ou turbante. Sei lá, gosto de ver mãos masculinas dissecarem os mistérios da cuisine. Gosto de ver a precisão e a objectividade dos seus movimentos, a forma como fazem dos alimentos os verdadeiros protagonistas da receita (sem precisarem de abanar as ancas roliças, em camisola de dormir, como a Nigella, ou de venderem o belo do trem de cozinha, como a remediada da Filipa Vacondeus). Devota fã me confesso de Henrique Sá Pessoa, com o seu Ingrediente Secreto, do Masterchef (de qualquer nacionalidade, sendo que o nosso não vai nada mal, ali com umas nuances de novela mexicana com Mauro, o tatuador, ligeiramente obcecado com a concorrência de Marta, a arquitecta), o maravilhoso Hell's Kitchen, todas as séries de Jamie Oliver (que é um gajo prático e usa as mãos como ninguém, sem salamaleques de etiqueta e afins). Aprecio tanto o binómio homem-cozinha que até perdoo ao Chakall aquela anedota que foi andar estrada fora com a Pulga atrás da panela. Que a cozinha tem graça é assim, com uma ou outra nódoa. E para banhos, já temos a Maria.

publicado por ARA às 02:06
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Dulce a 22de Agosto de 2011
Confesso que na cozinha tanto gosto de ver homens como mulheres! Aliás, acho que até tenho uma tendência para gostar de ver mulheres, como o caso da Nigella e da Sophie Dahl ;)

Quanto aos homens, o Hell's Kitchen nunca vi (cá não passa a Sic Radical), o Oliver é genial, o Chakall tem a sua piada e o Mestre Silva... bem, o Mestre Silva (e os tais fascículos) povoa as minhas memórias de infância! E o mais curioso é que o senhor ainda é vivo!! Cruzei-me com ele num qualquer evento de doçaria conventual...
De ARA a 22de Agosto de 2011
Mestre Silva, bonacheirão, com sua farda branca e chapéu de pasteleiro, no canto superior direito da Teleculinária. Isto é quase tão épico como a Rua Sésamo. Dulce, é bom ler os teus comentários :) (doces conventuais...a-d-o-r-o)

Comentar post

Seguir no SAPO


ver perfil
seguir perfil

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

grande animação! ;)
Se foi essa tragédia toda por causa de uma venda n...
Hmm, eu pensei que não valia a pena por Billy ou B...
Nunca imaginei que um simples anúncio poderia prov...
Obrigada, mami! Graças a elas, há material para po...

Posts recentes

Deixe o amor entrar*

Do Barril

Das leis do Universo

A Guerra dos Tronos

A menina escreve?

Arquivo

Novembro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Janeiro 2013

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Mais comentados

subscrever feeds