Retomando o tema do turno da noite, há que reconhecer as vantagens de sair do emprego às nove da manhã.
Ir ao Pingo Doce, por exemplo, é toda uma nova experiência já que os clientes do período 9h - 11h são, regra geral, pessoas muito folgadas.
É refrescante ouvir as conversas na fila para pagar. "Então mas esses iogurtes não têm desconto?", enquanto se saca, lentamente, do catálogo das promoções semanais, religiosamente dobrado e acomodado no fundo da mala. Dois anos depois, identificado o artigo, com a preciosa ajuda da menina da caixa, percebemos que os iogurtes Mimosa é que estão com redução e não os da Danone. Ufa, já posso dormir bem mais descansada!
Também aprecio ouvir os pedidos invulgares na charcutaria, como a "mortandela", uma variante geneticamente modificada do tradicional enchido.
Este horário também é favorável para tratar daqueles assuntos chatos, como a ida ao banco, aos correios ou à loja do prestador de telecomunicações. Nesses momentos de espera, junto ao balcão, observo atentamente as dinâmicas assistente/cliente e congratulo-me por prestar atendimento exclusivamente telefónico. Em suma, sou feliz.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.